quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tutorial - Renderizando com wireframe ligado (Maya + Mental Ray) // Rendering wireframe demo reel

Opa!
Hoje vamos fazer isso:
clique na imagem para ampliar

Aqui vai um jeito de renderizar com o "wireframe" ligado, utilizando o Maya 2012 + Mental Ray sem instalar nenhum plug-in e nem rodar nenhum script. Observação: "Wireframe" é o aramado do modelo ou os contornos dos polygonos conforme imagem acima.

Seguem os passos:
1 - Com algum objeto já modelado, selecione ele e aplique um material que pode ser "Blinn, Lambert ou Phong". Para esse tutorial eu vou usar o Lambert;

2 - Lembrando... o modelo deve ter pelo menos 1 borda (edge), se não, lógicamente que não vai aparecer nenhuma linha na hora que você for renderizar;

3 - Clique com o botão direito em cima do modelo e escolha "Material atributes";

4 - "Atribute editor" vai abrir a sua direita. Ali em cima dele existem duas abas. Vá na "initialShadingGroup" (ou talvez "lambertSG") que é a da esquerda;

5 - Dentro dela tem uma paleta chamada "mental ray". Clicando nela vão abrir mais opções. Vá em "Contours";

6 - Marque com um visto o "Enable Contour Rendering". Observação: aqui você pode escolher a cor das linhas, espessura, etc;

7 - Até aqui ok. Agora vá la em cima nos menus gerais do Maya. Vá em: "Window > Rendering editors > Render Settings";

8 - O "Render Settings" vai abrir. Tenha certeza que o Mental Ray seja o render escolhido (lá em cima em "Render Using";

9 - Vá na aba "Features";

10 - Lá embaixo tem a paleta "Contours";

11 - Dentro dela tem a opção "Enable Contour Rendering", marque ela com um visto;

12 - Logo abaixo tem outra paleta chamada "Draw By Property Difference". Dentro dela tem a opção "Around all poly faces", marque ela com um visto;

13 - Agora renderize (pelo Mental Ray, lógico!) e seja feliz.





Gostou ou usou isso? Deixe um oi pra mim :)



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The English version is coming...
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